Foi a 19 de abril de 1860 que Setúbal foi elevada a cidade por D. Pedro V, um homem de visão, embora estivesse longe de imaginar que em 2019 esta estaria no Top 10 dos municípios mais apelativos para se viver, visitar e investir!
A efeméride vai ser assinalada numa cerimónia formal, com o hastear da bandeira, que decorre nos Paços do Concelho, numa altura em que Setúbal está nos píncaros da vaidade e com muita razão.
A cidade acabou de consolidar a posição no Top 10 nacional dos municípios mais atrativos do país, num total de 308 avaliados, ao subir ao 9.º lugar no Portugal City Brand Ranking. Já em 2018, tinha sido distinguida com o prémio Marca Estrela, por registar a subida mais relevante da região de Lisboa.
Num total de 14 categorias, avaliadas a nível nacional, Setúbal arrecadou seis, ao ver reconhecidos o queijo de Azeitão, a praia do Portinho da Arrábida, o choco frito, o Moscatel de Setúbal, a Serra da Arrábida e as tortas de Azeitão. Os quatro últimos revalidaram o galardão que já tinha sido conquistado na edição anterior.
Além das seis distinções na votação para o reconhecimento de ícones de referência nacional, Setúbal teve vencedores, a nível distrital, em cinco categorias destinadas a premiar marcas, produtos e serviços. É ou não é motivo para o orgulho sadino estar em alta?
Mas mais do que todos os estudos, prémios, distinções, o pulsar da cidade sente-se num passeio pelas ruas, numa passagem pelo Mercado do Livramento, em cada novo espaço que abre portas.