Não precisa de procurar nos armários lá de casa, à entrada do recinto há um roupeiro medieval.
Com o tema “Cristãos, Muçulmanos e Judeus na Palmela Medieval”, a feira começa na sexta-feira, dia 28, e, até domingo, vai animar o centro histórico com desfiles, torneios, música e gastronomia. Jograis, dança, artes de rua, falcoaria e artesanato também não vão faltar. E o mais divertido é que qualquer pessoa pode ser figurante.
O aluguer dá direito a entrada gratuita no evento e a uma experiência diferente. Pode ser um guarda, uma alcoviteira, um rei, uma princesa… Depois, é só encarnar a personagem e viver o quotidiano de Palmela em redor do castelo, nos séculos XII-XIII.
E se chegou ao século XXI sem nunca experimentar uma ceia medieval, está na altura. Sábado, às 20H00, há repasto na Adega Casa de Atalaia. Para entrada tem fígado com molho avinagrado, chouriças assadas com pão de milho e pão grosseiro, queijo seco e azeitonas, a sopa é feita com os legumes da horta. Segue-se o bacalhau no forno com côdeas e espinafres, galinha assada com salada e o que houver guardado. A sobremesa vem no cesto da fruta e há também torta de laranja. Para beber, vinho, sumo de laranja e água. No final não espere pelo café que ainda não foi descoberto. A refeição custa 20€ por adulto e 12,5€ para crianças (dos 6 aos 12 anos).
Toda a programação para meninos e meninas, damas e cavalheiros, pobres e abastados, pode ser consultada aqui.