Se ainda não teve oportunidade para ir até à Galeria Municipal do Banco de Portugal, marque já na agenda porque não vai mesmo querer perder!
Patente desde o início ano no primeiro piso da galeria municipal, a mostra é composta por desenhos, esboços e estudos de esculturas, numa demonstração da evolução artística de Virgílio Domingues ao longo das décadas de 60, 70 e 80, e pode ser visitada até ao final do próximo mês de setembro.
Para os amantes de arte, este pode ser um bom programa para realizar em família ao fim de semana, num momento só para si ou numa escapadela a dois. Os esboços e desenhos que podemos encontrar na exposição são de linhas e traços finos e suaves mas precisos e esclarecedores. Desde as fortes evocações à liberdade aos novos contornos sociais que vivemos depois do 25 de abril de 1974.
Na cidade de Setúbal, a obra de Virgílio está representada em vários locais. Para além da própria Galeria Municipal do Banco de Portugal, com a exposição da escultura “Antimonumentos”, que doou por protocolo ao município, em 2009, é co-autor do tão conhecido monumento da Praça de Portugal que evoca as nacionalizações.
No ano passado, Virgílio Domingues, representado em inúmeras coleções privadas e institucionais em Portugal e também no estrangeiro, foi homenageado pelo município setubalense com a Medalha de Honra da Cidade.
De que está à espera? Já tomou nota? Para ver ou rever, a mostra pode ser visitada até ao dia 29 de setembro, de terça a sexta-feira das 11H00 às 14H00 e das 15H00 às 18H00, aos sábados entre as 10H00 e as 13H00 e entre as 14H00 e as 18H00 e aos domingos das 14H00 às 18H00.