A cidade de Setúbal vai transpirar teatro por todos os poros. Ele vai estar em cada canto dos diferentes espaços e equipamentos públicos que recebem eventos ao longo dos 11 dias de festival.
A celebrar 21 anos de existência, o FITS, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal, assinala este ano a maioridade. E de que maneira. O programa é vasto e diversificado. Está tudo aqui explicadinho.
Nesta edição, o certame volta a estar dividido em duas secções: a Oficial e a Mais Festa com 15 espetáculos cada uma. Depois, há dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um workshop intensivo sobre expressão dramática dirigido por Ricardo Gaete, da Escenafísica, e que decorre, de 21 a 24, na Escola Secundária Sebastião da Gama.
Na Secção Mais Festa, que recebeu 44 candidaturas de companhias de Portugal, Brasil, Espanha, República Checa, Argentina, Uruguai, Colômbia, Itália e França, há oito espetáculos a concurso e sete extraconcurso.
Além de companhias de teatro nacionais, marcam presença nesta vigésima primeira edição da iniciativa oito companhias estrangeiras provenientes do Brasil, Chile, República Checa, França e Espanha.
O anfitrião Teatro Estúdio Fontenova estreia, no dia 26, às 22H00, no exterior da Casa da Cultura, a última parte da performance/instalação “Lugar de Túbal”, que começou a ser construída na edição de 2018.
Quanto às companhias brasileiras, que estão em destaque, o Grupo Manuí apresenta, a 23, “Nhanderuvuçu, o Menino Trovão”, um espetáculo sobre a criação do mundo inspirada na visão dos índios Guarania, enquanto a Companhia Músico-Teatral Letras de Rosa apresenta “A terceira margem do rio: a de dentro”, no dia 27. Ambos têm início às 19H00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.
Já o Núcleo Experimental em Movimento vai subir ao palco, a 30, às 17H00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com o espetáculo “O Lá – Sobre viver em quadrados” e a companhia Rosas Periféricas, duas horas depois, no mesmo local, com “Labirinto Selvático”.
De França chega a Companhia Bivouac, para apresentar, a 24, às 22H00, no pátio da Escola Sebastião da Gama, a produção “Le Rêve d’Erica”, e da República Checa vêm os Nothing is a Problem Here com “Roca de Fiar”, em cena no auditório da Sebastião da Gama, a 29, às 19H00.
A Festa do Teatro continua a abrir as portas aos jovens criadores e a novos projetos teatrais com a Secção Off Mais Festa. Os bilhetes não têm um custo definido. Aqui os artistas intervenientes recebem a chapéu uma contribuição solidária dos espectadores.
Na Secção Oficial os bilhetes normais são vendidos a oito euros cada, havendo descontos para os estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos que pagam apenas seis.
Os restantes eventos são de entrada gratuita e valem muito a pena.
As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efetuadas na bilheteira do fórum e para os restantes espetáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.
Deixe-se de cenas e trate já de guardar lugar na primeira fila! Que se abram as cortinas!