A prova faz parte dos 16ºs Jogos do Sado que estão a decorrer na cidade até outubro. A organização da autarquia, em parceria com as associações e com o patrocínio das Águas do Sado, conta com mais de duas dezenas de atividades desportivas.
Para domingo, a Câmara Municipal, através do seu Centro Náutico e com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), cede caiaques de um, ou de dois lugares, com coletes e pagaias, até ao limite de 46 lugares, se solicitado, e, por ordem de inscrição.
Também o transporte das embarcações do PUA até ao Moinho da Mourisca é assegurado pelo município. A prova está marcada para as 10H00 mas a animação começa muito antes. Ora vejamos, quem quiser aproveitar a boleia, deve estar no PUA, às 08H00, e em grande forma para ajudar a acondicionar os caiaques. No Moinho da Mourisca, a concentração é às 09H00 e 45 minutos depois os barcos entram na água.
O tiro de partida é à hora certa e depois é rio abaixo. Cada participante deve levar água e alimentação para repor as energias nas três paragens previstas ao longo do percurso.
Aqui não há motores, só entram pagaias e remos. Por isso, o melhor mesmo é desafiar os amigos e a família porque em grupo custa menos e a diversão é a dobrar!