O outono está quase a chegar, com todos os seus encantos. Por isso, é hora de celebrarmos as flores! E porque não fazê-lo com arte?
O evento divide-se pela Praça de Bocage, Casa da Cultura e Paços do Concelho. Se passou, recentemente, junto à Câmara Municipal já deve ter dado conta de um tapete de arte efémera da autoria da artista plástica Isabel Curto Castan, aberta à participação de todos. Divirta-se e deixe a sua marca!
Nos dois dias, na Praça de Bocage, quem quiser pode construir uma mandala floral, numa iniciativa conduzida por Inês de Barros Batista. E, para os mais pequenos, está reservado um espaço infantil, que funciona das 10H00 às 19H00. Há jogos didáticos a construção de um mural a partir do esboço da artista Sónia Margarido.
Mais do que encher o olho e a galeria de fotografias, vai poder também fazer algumas compras. É que o certame conta com uma mostra e venda de produtos e serviços relacionados com o universo da flor, com a participação de três dezenas de expositores. Está na Praça de Bocage, entre as 10H00 e as 23H00.
Nesta edição, Setúbal convidou a cidade da Horta, da Ilha do Faial, Açores, para mostrar e distribuir pelos visitantes exemplares de hortênsias e proteas, duas importantes espécies florais produzidas no arquipélago. Quem não gosta de ser surpreendido com uma flor?
A festa traz ainda uma magnífica exposição de orquídeas que pode ser apreciada nos Paços do Concelho, entre as 10H00 e as 18H00.
Mas há mais. O mundo das flores é fascinante e tem muito para dar a conhecer. Por isso, a organização, a cargo do município de Setúbal, preparou um programa com dezenas de atividades e mais de duas mãos cheias de ateliês que vão da cosmética ao uso terapêutico das flores, da olaria aos cuidados a ter com as plantas.
A gastronomia também foi chamada a participar e, no sábado, dia 21, a partir das 11H00, o chef Hélio Loureiro e a empresa Gertal fazem uma demonstração de cozinha sobre o uso das plantas na culinária!
Junte-se à festa e venha viver a cidade em flor!