E não há recanto que não lhe preste homenagem. Até as pedras da calçada. Não acredita? Então aproveite o feriado da cidade (15 de setembro) para bocagear.
Passeie na praça do Bocage, o local mais icónico. Outrora Praça do Sapal, ganhou nova cara quando o rei D. João II ordenou a sua remodelação. Em 1871 recebeu a estátua do poeta, feita com doações angariadas no Brasil e em Setúbal por iniciativa do escritor romântico António Feliciano de Castilho.
Aproveite para beber um café do lote Bocage, comercializado pela Nicola e experimente o novíssimo pastel com o nome do poeta. É feito de laranja e chocolate e pode ser comprado na Casa da Baía por 1.20€. Pegue num ou nuns quantos e leve-os até ao Jardim do Bonfim para os saborear cara a cara com o Pasmadinho Bocage.
Não deixe de visitar a Casa Bocage que tem uma programação especial para este dia. Pelo caminho procure as pedras da calçada com a caricatura do Elmano Sadino, pseudónimo que adotou quando, em 1790, aderiu à Nova Arcádia.
No final do dia, relaxe no Botequim do Bocage, de que já lhe falámos aqui. Leia um poema entre duas dentadas a um dos bolos de fabrico próprio.
Este, mais do que outro, é o mês de Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage. Nasceu a 15 de setembro de 1765. Passaram precisamente 254 anos mas o poeta, rebelde e genial, está vivo e encontra-nos a cada canto.