Junto à Quinta da Bacalhoa, em Azeitão, há uma fábrica de azulejos que mantém o processo artesanal, do fabrico à pintura, tal como se fazia entre os séculos XV e XIX.O espaço, com 14 anos de existência, está aberto para visitas, gratuitas, de segunda a sábado, das 09H00 às 18H00, e aos domingos e feriados, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.
Até agora o maior projeto foi a fachada da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Libreville, no Gabão, com 12 mil peças. Demorou dois anos a estar pronta. Os azulejos são feitos um a um, num ambiente harmonioso, de grande tranquilidade e cores equilibradas. Há sempre um artista disponível para falar do processo e pode até pintar o seu próprio azulejo. Já pensou onde o vai colocar?
É uma das adegas mais antigas da região de Palmela, com início de actividade em 1914. Este negócio de família vai já na quarta geração. Aqui produzem-se vinhos de mesa e certificados, além de Moscatel de Setúbal.
Aliás o Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima 2013 foi considerado o melhor moscatel na 17ª edição do concurso francês "Muscats du Monde", em 2017, tendo obtido a classificação máxima entre os 214 moscatéis de 25 países.
Aproveite e leve o melhor do mundo para casa. Nem todos se podem gabar disso!
Para um fim de tarde perfeito, levamo-lo até ao Miradouro do Castelo. Aprecie um momento de tranquilidade e observe a harmonia dos tons do Castelo de Palmela, da Serra de São Luís, da Arrábida e do Sado. Estão ou não estão em sintonia?
Se o tempo não estiver de feição, abrigue-se na Casa do Castelo, a convite dos proprietários Miriam e Alexandre Coelho, e saboreie uma das melhores esplanadas da região.