É já no sábado, dia 22, que a avenida Luísa Todi se enche de cor e cheirinho a manjerico! As oito marchas que este ano concorrem pelo primeiro lugar apresentam-se ao júri e à cidade , a partir das 22H00, num evento de entrada livre.
Depois é que são elas! Os nervos vão apertar! É que no próximo fim de semana, 28 e 29, as marchas competem, na Praça de Touros Carlos Relvas, também a partir das 22H00.
A rivalidade é grande e cada marchante vai dar tudo por tudo para chamar a atenção do júri e dos sadinos. É vê-los de dentes cerrados a deitar o olho à marcha vizinha! A competição é saudável, divertida e dá um gostinho especial a uma festa que é de todos!
Clube Recreativo Palhavã, Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, Grupo Desportivo Independente, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Núcleo dos Amigos Bairro Santos Nicolau, Núcleo Bicross Setúbal e União Desportiva e Recreativa das Pontes são os concorrentes da edição deste ano. Todos vão puxar a brasa à sua sardinha que, por sinal, está bem boa este ano!
A música presta homenagem a António Maria Eusébio, em celebração do bicentenário do seu nascimento. Nesta cidade de “praias divinas, pescadores e varinas”, os marchantes “recordam o poeta que escreveu a frase certa para celebrar o amor”.
Os desfiles contam ainda com as participações especiais e extra concurso da APPACDM de Setúbal e das marchas infantis da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e do Núcleo Bicross Setúbal.
Na Praça de Touros, a concorrência aperta o cerco e os marchantes vão puxar dos galões para chegarem ao coração do júri.
Na avenida ou na arena, as noites prometem ser de festa, cheia de brilhos e glamour para honrar as tradições portuguesas.
De olhos postos em tudo vão estar Ricardo Crista, Diana Vieira, Rita Melo, Ester Correia e António Laertes. Os membros do júri vão avaliar, respetivamente, a cenografia, a coreografia, os figurinos, a letra e a música de cada uma das marchas. Além disso, este ano, há até um “inspetor” a supervisionar tudo. É que o ator setubalense Fernando Luís (da série Inspetor Max) é o presidente.
Tudo de mão da cintura, a abanar a anca e a bater o pé porque a avenida é nossa e... Setúbal é liiiiiiiiiiinda!