Brincadeiras à parte hoje é Dia Mundial da Asma e o assunto é sério. Esta é uma das principais doenças crónicas respiratórias e afeta mais de 700 mil portugueses, dos quais 175 mil são crianças. Quando não controlada torna-se num problema dramático.
Em Portugal, estima-se que cerca de metade das pessoas com asma não tem a doença controlada e sabe-se que o absentismo escolar das crianças e Laboral dos seus cuidadores é três vezes superior numa criança com asma não controlada, comparativamente aos de uma criança com asma controlada.
É importante não desvalorizar os sintomas e perceber qual o melhor caminho a percorrer. A pensar nisso, e a propósito do Dia Mundial da Asma, o Hospital da Luz Setúbal realiza esta terça-feira, dia 7, e na sexta, dia 10 de maio, rastreios gratuitos de pneumologia e de imunoalergologia, abertos a toda a população. É o momento certo para perceber se é a impressionante beleza de Setúbal que lhe deixa o peito cheio e lhe inquieta a alma ou se precisa mesmo de acompanhamento médico.
Os rastreios serão conduzidos por elementos das equipas dos serviços de Pneumologia e Imunoalergologia do Hospital. Os participantes, depois de responderem a um questionário, para averiguar a necessidade de consulta específica, irão realizar exames de espirometria portátil e testes de sensibilidade cutânea.
Passe no piso 0 do Hospital da Luz Setúbal, nos dias 7 e 10 de maio, entre as 09H00 e as 18H00.