Despache o que está a fazer e escape-se assim que puder. Há pequenos pecados à espera.
É a loja do queijo e das tortas de Azeitão, mas também dos vinhos e do artesanato. São Pedaços de Azeitão e da Arrábida que vibram num espaço, nascido em 2012, que está lado a lado com a Igreja de São Lourenço e de frente para o jardim da Praça da República (conhecido como o Rossio), no centro de Vila Nogueira de Azeitão.
É aquele refúgio secreto para onde podemos fugir e afogar as mágoas num divinal fidalgo (2.70€), uma miniatura deste doce conventual. É uma delícia de doce e fios de ovos com um equilíbrio fantástico de texturas.
Também podemos recuperar o fôlego numa irrepreensível trouxa de moscatel (1.80€). Um coordenado perfeito de massa filó com queijo, moscatel e amêndoa. Tudo muito bem apertado com um fio cor de ouro que lhe dá aquele toque de requinte. É esplêndido o quebrar da massa estaladiça, com o cremoso da amêndoa e o sabor subtil do moscatel.
Se calhar devíamos ter avisado que esta é uma pausa “gourdet”…
A envolvente não podia ser melhor. Uma esplanada luminosa, com música ambiente tranquila e, ao fundo, o som relaxante da fonte que está do outro lado da rua e tem um enorme cacho de uvas, a lembrar que aqui se fazem bons vinhos.
Pedaços de Azeitão é como um abraço. Emite a vibração das coisas boas. É um espaço carregado de bom gosto, cheio de cores, onde vai encontrar vinhos, moscatéis, artesanato de autor, produtos de charcutaria, queijos artesanais e doces tradicionais, mas também algumas maravilhas, menos conhecidas, como a queijada de leite e o queijo doce, que lembra um quindim de coco.
Este templo de perdição está aberto todos os santos dias, das 08H00 às 20H00.