O ex-libris da cidade de Setúbal tem estado escondido por causa das obras de requalificação do Largo de Jesus, mas a espera vai valer a pena. O espaço vai ganhar um jardim, com árvores de fruto, estacionamento, além de uma zona de descanso e lazer. Mal podemos esperar!
É uma intervenção de fundo que revoluciona o coração da cidade. O skate parque, que estava no local, vai passar para junto do futuro campo de râguebi em construção na Várzea (zona da Algodeia) e a envolvente do Convento de Jesus vai sofrer uma remodelação monumental.
A ideia é devolver o espaço à cidade, transformando-o num local aprazível. A intervenção na praça envolve a criação de um espaço verde, de percursos pedonais, de um plano de água elevado e de um banco ao redor de toda a zona verde para descanso e lazer.
Está também prevista a ampliação do adro e a relocalização da paragem de autocarro existente. Já as traseiras do Convento de Jesus, entre a Cerca Pequena e a Cerca Grande, ganham 161 lugares de estacionamento gratuitos e mais de uma centena de árvores. Serão plantadas laranjeiras, amendoeiras e oliveiras, além de arbustos e até plantas aromáticas.
“O objetivo é fazer uma ligação histórica com os antigos pomares e espaços de cultivo existentes na cerca do convento”, explica a autarquia que investe perto de 1,5 milhões de euros e conta com um financiamento comunitário de 65 por cento.
A requalificação geral do Convento tem um investimento estimado de 12 milhões de euros e já começou há sete anos com o restauro do núcleo museológico e o reforço estrutural da cobertura do monumento e do Coro Alto da Igreja de Jesus. A segunda fase contempla a recuperação da cobertura, do Coro Alto e da Sala do Capítulo. Está planeada ainda a recuperação das salas interiores, que serão transformadas em núcleos museológicos, o restauro do restante edifício e a transformação do Balneário Paula Borba num edifício técnico de apoio.
A sua construção começou a 17 de Agosto de 1490, por iniciativa de Justa Rodrigues Pereira, ama de D. Manuel I. A obra foi concluída por volta de 1500 e é um símbolo do Manuelino que alberga um espólio riquíssimo.
Agora está escondido, mas vai ser o centro da nova cara de Setúbal! Já estamos a pensar nos passeios cheios de História e momentos de descontração que vamos ter no novo Largo de Jesus. Venha ele!