Chama-se Garum, como o famoso molho de peixe feito em Troia pelos romanos, e vai ser lançado oficialmente este domingo, dia 14 de dezembro) às 15H00, na Feira de Natal da Casa da Cultura da Comporta. O evento conta com a presença do autor do jogo, Ricardo Jorge Gomes, e David Mendes, editor da Pythagoras.
Novinho em folha, é uma prenda perfeita para este Natal. Indicado para toda a família (a partir dos 8 anos) pode ser jogado por 2 a 4 jogadores e cada partida tem uma duração média de 30 a 40 minutos.
Cada jogador, ao serviço do imperador, é um mestre que gere as fábricas de produção de garum em Troia, na Lusitania, e Baelo Claudia, na Baetica. Nestas regiões existe o melhor peixe, sal e sol para produzir o mais valioso molho do império. As poderosas famílias de Roma pagam fortunas por uma ânfora deste condimento, produzido a partir de peixes como o atum, a sardinha e a cavala, a que se misturavam pequenos crustáceos e moluscos deixados em salmoura no interior de cetárias (tanques de maceração).
A cada turno, os jogadores colocam as suas peças nas cetárias. Ao mesmo tempo podem também colocar os seus trabalhadores. No final do jogo, a pontuação é feita com os trabalhadores e peixes que cada jogador conseguiu alinhar no tabuleiro. Tabuleiro que reserva uma surpresa. É que ele tem dupla face e se de um lado está Troia do outro surge Baelo Claudia, uma importantíssima fábrica de garum que existiu no sul de Espanha.
Mas se quer ver como se joga e descobrir alguns truques, pode sempre assistir a uma demonstração, no próximo dia 28 de dezembro, às 11H00, no Troia Welcome Centre. Se o Pai Natal for seu amigo, já pode levar o jogo que ele lhe vai deixar no sapatinho!
O Garum está à venda nas lojas da FNAC, do El Corte Inglés e online por 34,95€. Vai estar disponível também em países como Alemanha, Holanda, Espanha e até Israel.
Os jogos de tabuleiro estão cada vez mais na moda. São verdadeiros desafios que estimulam a criatividade, nos fazem criar estratégias e desenvolver trabalho de equipa. Por isso, este Natal não se esqueça de acrescentar o Garum à sua lista de presentes. Afinal, não são só as crianças que gostam de brincar!