O Castelo de Palmela, o símbolo da História, e todo o centro histórico serão o palco desta viagem no tempo que terá a duração de três dias. Entre momentos de aventura, cultura e animação de rua, os bailes, a dança aérea, os torneios, os jograis e a falcoaria levam-no a outra dimensão. Quando der por si, já está noutra época... A medieval.
A Feira Medieval de Palmela 2019 parte da pressuposta construção da torre de menagem nos finais do século XIII, no reinado de D. Dinis. Este é, para Palmela, um período de consolidação da paz depois dos confrontos do início da centúria, que culminaram com a tomada de Alcácer do Sal e o recuo das forças muçulmanas para sul.
Nessa altura, a fortaleza foi reparada e reestruturada. A vila cresceu, com os seus habitantes cristãos, judeus e mouros forros. O poder concelhio cimentou-se, sob a proteção do rei. O comércio começou a dinamizar-se, bem como as práticas artesanais, agrícolas, pastorais e pesqueiras.
Não sabia? Ficou com mais vontade ainda de visitar Palmela no fim de semana? A feira abre portas na sexta-feira, dia 27, pelas 17H00 e termina às 24H00. No sábado e no domingo, a festa faz-se entre as 14H00 e as 24H00.
Agora que já sabe o que o espera, não se esqueça ainda de visitar o mercado medieval, participar nas danças antigas, nos jogos e combates e de provar o Pastel Medieval. É uma das novidades da edição deste ano e promete ser mais uma referência da Feira Medieval.
Deixe-se ir no espírito medieval que se vai fazer sentir nesta sexta edição da Feira Medieval, evento organizado pela Câmara Municipal de Palmela em parceria com a ALIUSVETUS - Associação Cultural, História e Património. Aproveite a viagem. Não se vai arrepender.