Há um concerto gratuito de Jorge Palma esta quarta-feira à noite, Samuel Úria também atua na cidade, na sexta. Mas há exposições, espetáculos, uma arruada e até fogo de artifício. Porquê? Porque podemos!
É o dia da liberdade e a cidade de Setúbal afirma-o com toda a determinação já a partir desta quarta-feira à noite. Além da Revolução dos Cravos, assinalam-se também os 90 anos do nascimento de José Afonso. Não me obriguem a ir para a rua gritar. Venham mais cinco! Venham todos porque a festa vai ser bonita! A organização é da Câmara Municipal de Setúbal e das juntas de freguesia, com o envolvimento do movimento associativo.
A seguir ao espetáculo, pelas 23H30, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, profere um discurso comemorativo. E logo depois há uma arruada pelas ruas da cidade até à Doca dos Pescadores, onde, a partir das 00H00, se realiza um espetáculo pirotécnico que dá as boas-vindas ao dia da Liberdade.
Ainda antes da alvorada, a noite prossegue na Sociedade Musical Capricho Setubalense com o concerto “Utopias – Com o Zeca e o Palma”.
Amanhã, dia 25, realizam-se as habituais cerimónias protocolares, a partir das 09H00, nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, a que se segue, meia hora depois, uma homenagem aos antifascistas na placa central da Avenida Luísa Todi, com deposição de flores no Monumento à Resistência.
Logo depois, pelas 10H00, há uma sessão solene da Assembleia Municipal, que inclui uma homenagem a José Afonso, e, às 11H30, um concerto pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense.
Ainda durante a manhã, realiza-se a Festa de Abril, nos bairros Grito do Povo e dos Pescadores, a partir das 10H00, e a inauguração do espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, na Rua do Monte, na Bela Vista.
À tarde, pelas 17H00, na Casa do Largo, é inaugurada a exposição coletiva audiovisual “Grito da Liberdade”, sobre o panorama musical setubalense desde 1974. Pode visitá-la até 26 de maio, todos os dias, entre as 10H00 e as 18H00.
As comemorações do dia 25 de abril terminam com o concerto “Grito da Liberdade”, que assinala os 90 anos do nascimento de Zeca Afonso com interpretações de temas do cantautor por vários jovens artistas setubalenses.
Na sexta-feira, dia 26 de abril, a cidade ainda vai cheirar a cravos vermelhos. E há mais um espetáculo que assinala a conquista da liberdade e o nascimento de Zeca Afonso. ComTradições, com Samuel Úria e Lavoisier, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, às 21H30. Os bilhetes custam 10€.