Bocage nasceu há 254 anos. O poeta que se confunde com a cidade é o mote para um programa repleto de eventos culturais, mas também algumas atividades desportivas e de lazer, que decorrem em Setúbal de 12 a 21 de setembro.
O dia D, ou melhor o dia B é o 15 de setembro, domingo, data de nascimento de Bocage, dia da Cidade e feriado municipal. Para o assinalar, há logo pela manhã a cerimónia de hastear da bandeira do edifício da Câmara Municipal. Mais tarde, seguem-se cerimónias de homenagem ao cantautor José Afonso, a cargo do Coral Infantil de Setúbal, e a Bocage, com deposição de flores na estátua na praça com o seu nome. Há ainda leitura de poemas pela Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes.
Este é também o dia em que a Câmara Municipal de Setúbal está de “Portas Abertas” com visitas guiadas às instalações de Poçoilos (das 09H00 às 14H00) e ao edifício dos Paços do Concelho (a partir das 15H00). Da parte da tarde, entre as 15H00 e as 19H00, é também possível visitar a Casa Bocage e a exposição permanente que percorre a vida do poeta.
A partir das 17H30, terá lugar uma sessão solene, frente aos Paços do Concelho, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados e imposição de medalhas honoríficas a diversas personalidades e entidades.
Ao longo de todo o dia está patente, no passeio junto à entrada da Casa da Baía, a Mostra de Saberes e Sabores, com produtos regionais e produção de artesanato ao vivo.
Mas as comemorações não se ficam pelo dia 15. Aliás, começam antes. A 13, pelas 20H00, a Sociedade Musical Capricho Setubalense tem agendada a Tertúlia Bocagiana “Era assim no século XVIII”, um baile da época conduzido pela Associação de Setúbal de Dança Desportiva, a leitura de poemas pela Casa da Poesia de Setúbal e “O Fado da Severa”, por Inês Pereira.
No mesmo dia, às 21H00, a Casa Bocage acolhe “A Noite dos Poetas”, peça de teatro do TAS – Teatro Animação de Setúbal sobre a fantasiosa história de um encontro virtual entre Olavo Bilac e Bocage, que repete no dia 14, à mesma hora. Às 22H00, a Orquestra Ligeira do Exército atua na Praça de Bocage.
No dia seguinte (14 setembro), a Regata de Banheiras e Insólitos promete uma manhã divertida no Parque Urbano de Albarquel. E se ainda não se inscreveu nesta corrida de embarcações bizarras, construídas no momento com materiais reciclados, pode fazê-lo aqui até quinta-feira, dia 12.
Da parte da tarde, a partir das 16H00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe o lançamento dos três últimos volumes da obra completa de Bocage do Centro de Estudos Bocageanos.
Às 18H00 há um encontro de bandas filarmónicas no coreto da Avenida Luísa Todi, com a participação das bandas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. E, à noite, há música e teatro no centro histórico.
O programa é extenso e está repleto de momentos e experiências. Para viver e saborear, por estes dias, pelas ruas de Setúbal. Para que a alma do poeta nunca morra. Para que a cidade renasça a cada dia.