O investimento no enoturismo é evidente. Mas esta casa quer ir mais longe. A nova aposta é uma experiência personalizada e intimista. Sinta-se convidado.
O conceito é entrar na casa desta família e ser recebido com uma boa garrafa de vinho. Vai poder passear pelos jardins, conhecer vinhos raros e os locais onde estão escondidas as maiores relíquias. Mas também trincar os bagos que fazem cada uma das castas e tomar o gosto aos melhores dos néctares.
As boas vindas são dadas na Casa Museu. Logo ali começam a ser desfolhados 200 anos de história e desvendados alguns dos segredos que rodeiam a produção. É-nos apresentado aquele que é provavelmente o vinho mais viajado do mundo. O Moscatel Torna Viagem, um vinho emblemático e cuja história remonta ao século XIX. As últimas edições viajaram no Navio Escola Sagres, adquirindo características únicas com estas travessias.
Entre curiosidades e pequenas descobertas, sempre prontos a responder às nossas questões, os anfitriões levam-nos até ao jardim, lindo e muito bem cuidado. É aqui que está um exemplar de cada uma das castas usadas nas mais de 30 marcas de vinho que a José Maria da Fonseca produz. Se estiver na época delas, podemos provar as uvas e descobrir as diferenças.
Entramos depois na Adega do Periquita, o vinho que é um autêntico embaixador de Portugal, e seguimos para a Adega dos Teares Velhos onde, entre o leve balouçar das teias de aranha, está parte da coleção privada da família e as melhores pipas e garrafas de cada ano. Já foi uma fábrica têxtil, hoje é a “Catedral do Moscatel” e encerra relíquias com mais de 100 anos.
Na José Maria da Fonseca cada poda é feita com a certeza de um futuro grandioso. As uvas carregam ainda hoje o arrojo de um homem que foi pioneiro: José Maria da Fonseca, nascido em Nelas em 1804. O ADN que deixou para as gerações seguintes desta família sente-se em todos os momentos da visita. A casa é gerida pelas sexta e sétima gerações que honram a herança, vindima após vindima. Não há dúvidas: esta é uma família de vinhos que faz vinhos de família.
O paladar está aguçado e este passeio entre amigos puxa a um copo de vinho. As provas, premium e especiais, são feitas numa sala privada. É aqui que nos entrelaçamos ainda mais com esta família.
Sem pressas. Ao nosso ritmo. Podemos escolher os vinhos que mais nos ficam na memória. Levá-los para casa e partilhá-los. Prolongar a experiência.
Temos a oportunidade única de degustar três moscatéis da coleção privada de Domingos Soares Franco, da sexta geração da família e enólogo da casa. Ou de nos perdermos em moscatéis com 10, 20, 30 e até 40 anos.
As provas exclusivas, que podem ser mais simples ou mais requintadas, têm em comum a qualidade e a excelência. Tudo é ainda mais precioso porque pode ser acompanhado por alguém que conhece os vinhos José Maria da Fonseca como ninguém. Que os lançou na terra, os cuidou e viu transformarem-se em algo tão especial.