parallax background

Energia para os sentidos

25th October 2018
Quinta do Alcube da natureza para a garrafa
24th October 2018
Luis Buchinho Featured
Luís Buchinho Inspiração sadina
29th October 2018
Publicidade
Vertigem MREC #3
 

Em Setúbal, há um espaço que concentra todas as boas energias e deixa os sentidos alerta. Todos gostaríamos de ter um assim só para nós!


Inaugurado em junho, o Jardim Multissensorial das Energias resulta da requalificação do antigo Jardim Camilo Castelo Branco, mais conhecido como Jardim das Escarpas de Santos Nicolau, integrado na Reserva Ecológica Nacional. Aqui, onde temos uma vista panorâmica sobre a cidade, o rio e a serra, voltamos a ser crianças e entregamo-nos a descobertas interativas que nos permitem explorar as diferentes energias renováveis.

O projeto pioneiro, do município de Setúbal em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, tem seis estações. Cada uma representa uma energia - biomassa, geotérmica, oceânica, solar, hídrica e eólica.

Aquele que era um jardim conhecido por servir de passagem a quem tinha de apanhar o barco para Tróia passou a ser um ponto de contemplação onde se pode estar um bom bocado, de olhos pousados numa das mais belas baías do mundo.

 

A brincadeira de explorar as diferentes estações faz com que este seja um local de aprendizagem e cheio de informação.


As coordenadas transformam-no num lugar que é também de meditação e descanso. Verde e sustentável, tem enfiamentos visuais únicos. E mesmo estando próximo do porto e de toda a agitação da cidade, está envolto em tranquilidade.

Conseguimos concentrarmo-nos no sol, no vento e em todas as boas energias que nos rodeiam e são combustível para os nossos sentidos. É só chegar e carregar baterias.