09H30. Segunda-feira? E ainda por cima de manhã? Precisa de águas calmas. Suba a bordo do veleiro catamaran da Vertigem Azul para observar os golfinhos. Desfrute das magníficas paisagens do estuário do Sado, da costa de Tróia e da serra da Arrábida.
12H00. A barriga começa a dar horas? Estamos cá para si. No restaurante “O Miguel” há peixe fresco do melhor, choco frito e comida de tacho. Se ainda está a pensar que é segunda-feira… nada melhor para lhe tirar o “amargo de boca”!
Sabemos como é almoçar n’ “O Miguel” e por isso recomendamos-lhe já de seguida um passeio pela Doca dos Pescadores. Para além da Golfinho Parade, com 20 réplicas de roazes-corvineiros decoradas ao gosto dos autores, toda a envolvente merece. Junto aos barcos e entre o bulício das gaivotas, sinta a maresia...
Siga até ao Parque Urbano de Albarquel e aproveite a vista que abraça o Sado para respirar a Arrábida de olhos postos em Tróia. Há lá coisa melhor?
Se for guloso (como nós) há! Chama-se Bolacha Piedade. Esta doce e crocante especialidade de Setúbal, que antigamente só se comia na Feira de Sant’Iago agora está também em plena avenida Luísa Todi. Artesanal, de tradição setubalense, com sabor a anis e erva-doce.
Está a três minutos da antiga rua do Feijão que merece muito uma visita. Hoje rua 26 de Setembro, as portas pintadas fazem com que pareça uma galeria de arte a céu aberto. Bocage é um dos temas representados. Siga a dica e conheça melhor o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage na praça que lhe presta homenagem.
Basta seguir em frente até encontrar um obelisco-estátua. Está na Praça de Bocage, grande poeta da cidade e um dos mais reconhecidos do país.
Termine o dia num dos pontos mais populares de Setúbal - o Largo da Ribeira Velha. Já petiscava? Vá até à Taberna do Largo que já foi uma loja de roupa mas agora está vestida a rigor numa nova interpretação das velhas tascas da cidade. Fique por aqui…
Ainda se lembra que odiava segundas-feiras?