parallax background

Entrevista
Ricardo “Xocco” Santiago

Feira Santiago Featured
Três segredos para trincar na Feira de Santiago
3rd July 2018
Rio Art Featured
RIO Art Hotel Dormir com arte
3rd July 2018
 

Ricardo Santiago, conhecido como "Xocco", é um sadino à séria e onde quer que vá gosta que saibam disso.

Desde sempre ligado à restauração e inevitavelmente ao choco frito do restaurante Leo dos Petiscos, tem-se afirmado como fotógrafo @instagram/xocco. Fala de uma cidade inspiradora, de alma grande e gente de fibra. Vê em Setúbal coisas boas e que merecem ser aproveitadas.

 

O turismo em Setúbal está a crescer?

Setúbal está na moda. Tem havido nos últimos dois/três anos uma boa publicidade da cidade, tanto a nível nacional como lá fora, ganhamos o estatuto da cidade com a melhor praia da europa, isso “pôs a cidade no mapa”.
A nossa gastronomia - choco frito e peixe assado - são sem dúvida bons atrativos. Somos uma cidade pequena, mas com uma alma enorme.


E o negócio da restauração, como está?

Por muito que se fale em crise, a restauração tem se mantido estável. Há novos restaurantes na cidade, novos conceitos, todos eles vieram trazer mais oferta para o consumidor, o que é sempre bom.


Como é que Setúbal inspira a fotografia?

Setúbal inspira qualquer pessoa, temos uma serra lindíssima, praias maravilhosas, um povo que não vira a cara a nada, pessoas de carácter forte. Isso vem muito dos nossos antepassados sadinos, malta do mar, que toda a vida lutaram por uma cidade e uma vida melhor. Sendo filho da terra tenho muito por onde me inspirar.

“Setúbal inspira qualquer pessoa”

 

O que é o orgulho sadino?

São as pessoas, a cidade em si. Qualquer sadino gosta de frisar isso mesmo, quando vamos a qualquer lado gostamos que as pessoas saibam que somos de Setúbal!


Qual o melhor sítio para recuperar de uma noite animada?

Tasca do Galo!!! Mas há outras opções, claro!


Alguma tatuagem relacionada com Setúbal?

Sim, tenho o indicativo da cidade (265) e um choco.


Como é um dia perfeito em Setúbal?

Pergunta difícil… Acordar cedo, dar um belo passeio pelos vários trilhos da serra, terminar a manhã com um mergulho no mar em qualquer uma das nossas praias. Em seguida ir à Cozinha da Rosa comer umas belas sardinhas assadas pelo mestre do fogareiro: o Artur. Depois disto tudo tenho de fazer uma sestinha!!! Ao final da tarde, beber qualquer coisa fresca na Taifa e terminar na Loja das Machadas, no Largo da Ribeira Velha com um belo vinho e um dos variados petiscos que têm por lá.