Há muito e bom Moscatel, mas também brancos e espumantes, cocktails e doces regionais, compotas, licores, queijos e ainda chocolate, ostras, castanhas… Já está a salivar?
O evento conta com um Mercado do Moscatel, no dia 10, das 15H00 às 23H00, e no dia 11, das 15H00 às 20H00, que tem uma mostra permanente deste néctar único no mundo. Pode aproveitar para abastecer a garrafeira e adiantar as compras de Natal. É também pretexto para provar todos os géneros e feitios de Moscatel e uma oportunidade única para conhecer os produtores e tirar todas as dúvidas. Vão estar presentes a Adega Camolas, a Adega de Palmela, a Casa Agrícola Assis Lobo, a Casa Agrícola Horácio Simões, a Casa Ermelinda Freitas, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, a Damasceno, a Malo Wines, a Quinta do Monte Alegre, a Sivipa, a Venâncio da Costa Lima e a Adega Xavier Santana. Se lhe disserem quantas calorias tem um cálice, guarde para si, não queremos saber!
O programa, que pode conhecer na íntegra aqui está repleto de atividades, desde provas comentadas de moscatéis especiais, harmonizações vínicas e gastronómicas, conversas, workshops, showcookings, animação e até uma “venda de sushi”! Não vai morrer de tédio, nem sair de barriga vazia. É garantido! O festival decorre maioritariamente no Cineteatro S. João, mas também na Casa Mãe da Rota de Vinhos e na Biblioteca Municipal de Palmela.
Falta pouco mais de uma semana, por isso não se esqueça de marcar na agenda.
A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Palmela e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Quer sobretudo ajudar a valorizar o Moscatel (não é que para nós seja preciso, mas é bom que o mundo saiba que temos esta maravilha!) e ajudar a aplicar esta casta de caraterísticas únicas e especiais a produtos inovadores.
O Festival do Moscatel só acontece a cada dois anos, mas quando chega vale por dois!