Pois… é normal. Estes dias mais frios pedem comida de conforto que aqueça o estômago e a alma. E mesmo que o camarão seja a companhia perfeita para uma cerveja gelada, é uma iguaria versátil que sabe bem em qualquer altura do ano.
Para o ajudar a escolher o prato de camarão perfeito para este inverno, fomos ao Martróia. Já tínhamos estado nesta casa, na zona ribeirinha de Setúbal, no Verão, e deliciámo-nos com as tábuas de marisco cozinhado em água do mar depurada. Mas desta vez fomos em busca de algo mais substancial e… quente!
O dia estava luminoso e logo na esplanada virada ao Sado reparámos nas cadeiras de realizador. Pensámos: “Isto vai ser um filme! Que comece a ação!”
É uma versão deliciosa e suculenta do típico bacalhau à brás. A courgete dá-lhe frescura e liga bem com o crocante das batatas. O toque de salsa fresca, acabada de picar, encaixa que nem uma luva.
É picante, mas não exageradamente. O molho é harmonioso e quando o envolvemos no arroz branco, soltinho, fica ainda melhor.
Neste prato o camarão vem estaladiço, impecavelmente panado e muito bem acompanhado com um arroz de tomate, não muito malandrinho. Os pequenos pedaços de tomate dão uma textura incrível ao arroz que faz realçar o sabor a mar do camarão.
Importado de Itália, o risotto está cada vez mais na moda e encabeça a lista mundial de pratos de conforto. O camarão encaixa na perfeição com a suavidade do arroz e o presunto dá-lhe aquele toque extra, salgado e crocante, tudo envolvido num fantástico caldo.
O Martróia está na avenida José Mourinho em frente ao Jardim da Saúde e ao rio Sado. Além de restaurante tem também uma loja onde pode comprar todo o tipo de marisco fresco.