O espaço passou de um clássico túnel rodoviário a uma obra de arte de um realismo incrível. Golfinhos, alforrecas, peixes e até um polvo, cumprimentam quem por ali passa.
As cores, do azul escuro ao branco, dão um magnífico efeito de profundidade que, a juntar à frescura do espaço, tornam a sensação ainda mais real.
Mas a intervenção não se fica por aqui. O artista vai seguir viagem e já tem em andamento o trabalho num outro túnel de acesso à Praia da Figueirinha.
BTT, caminhada, escalada, treking, caving e parapente vão estar representados no mural de 130 metros. O fotorrealismo, característico de Smile, vai lá estar assim como a incontornável ligação entre a serra e o mar, em sintonia, com os tons de verde e azul.
A intervenção deverá estar concluída no final de agosto.
Smile é o nome artístico de Ivo Santos, de 33 anos, que já assinou outros trabalhos na cidade de Setúbal, na Casa da Baía, Pousada da Juventude, Jardim de Vanicelos e no Parque de Campismo do Outão, além das Praias do Sado.
Nascido em Lisboa, o gosto pelo desenho foi-lhe passado pela mãe. A primeira pintura foi numa das paredes do seu bairro. “O que hoje faço já não chamo de graffiti , aliás não tenho uma definição certa. As minhas bases são todas do graffiti, mas graffiti, no seu estado puro e duro, são letras apenas e isso o cidadão comum não gosta porque não percebe e não se identifica. É claro que quando vê um boneco o pensamento muda pois visualmente é de fácil leitura”, explica Ivo ao InspireSetubal.
Dedica-se por inteiro a esta arte desde os 25 anos e tem trabalhos em vários países. Prefere temáticas que “envolvam crianças e mensagens positivas”. A sua técnica de eleição é o graffiti e, no que respeita a cores, garante que o branco faz magia.
O desafio para pintar os túneis foi lançado pelo município de Setúbal. “É um namoro antigo que está a ter uma história bonita”, revela.
Uma coisa é certa, esta paixão está a deixar a Arrábida ainda mais sorridente.