Uma máquina de café de balão à antiga. Está à venda na Sopeirinha, na rua Augusto Cardoso, em Setúbal, a casa dos cafés. Com mais de 80 anos de história, este espaço cheira a café como nenhum outro e faz-nos viajar no tempo.
A máquina custa 65 euros. Não é barata, é verdade, mas sempre pode dividir o valor com alguém e fazer um brilharete!
O balão requer uma moagem específica e na loja pode comprar café a retalho, moído na hora e colocado em sacos de papel fechados com linha. So vintage! É fantástico aquele som da máquina a desfazer o grão e a soltar um aroma forte que se espalha pela loja e se estende à rua. A Sopeirinha vende café puro, mas é pelas suas misturas de café, cevada e chicória que é mais conhecida. Os preços por kg começam nos 2€ e vão até aos 28€.
A loja conserva toda a magia dos anos 30 e as proprietárias, Cláudia Santos e a mãe, Gina, esforçam-se para que não se perca. Foi aos 15 anos que Gina, hoje com 59, entrou para A Sopeirinha como funcionária, não admira toda a dedicação que tem. O gosto passou para a filha que, aos 35, vibra com o negócio que a viu nascer.
Não há o movimento de outros tempos, mas cada grão moído é um sinal de que a qualidade resiste ao passar dos tempos.
O espaço, com dois balcões de atendimento, cada um com a sua histórica balança Berkel, é tradicional. A venda de café é complementada com rebuçados, bombons e gomas, expostos em frascos e latas. Há também todo o tipo de cafeteiras, bules e acessórios.
Ainda dizem que já não há café como antigamente. Há pois e está n’A Sopeirinha!