O Ivomar é um daqueles espaços a recomendar quando alguém pede uma sugestão de “bom e barato”. Aqui quem entra já sabe o que vai comer: peixe assado.
Não se deixe enganar pela simplicidade desta casa gerida, mesa a mesa, pelo próprio dono, o Ivo, filho do fundador. É uma tasca, só serve almoços, não tem multibanco, nem faz reservas, mas o peixe é do melhor que há. A conta é certa: 12 euros e dá direito a tudo. Mas vamos por partes.
Rua Clube Recreativo da Palhavã, 101, Setúbal
12:00-15:00H
Domingo e Segunda-feira
O peixe tem de ser bom e o cliente ficar satisfeito, o resto vem por acréscimo. O serviço é rápido, mas sereno. Os carapaus, os robalos, a dourada, as bicas e todos os que vierem da lota no dia vão saindo a preceito.
Quando o peixe chega vem na companhia de umas batatas cozidas divinais. Não, não são só umas batatas cozidas. As do Ivomar são saborosas, macias, de corte direito e liso, regadas de azeite perfumado com alho e coentros. Se lhe disserem que as batatas fazem sono não acredite, é um mito! À mesa chega também uma salada mista com pimentos muito bem temperada.
O restaurante é familiar e um dos melhores da cidade para o rodízio de peixe. Está no bairro do Viso, um dos mais típicos da cidade. A sala enche depressa e por isso o conselho é que chegue cedo.
É que foi nesta parte da refeição que uma surpreendente mousse de chocolate com grão de café moído nos caiu que nem ginjas. A junção de texturas e sabores é perfeita. Na lista está também o pastel de nata da Confeitaria d’Arrábida, que fica a 500 metros, e um arroz doce feito com leite creme que não provámos, mas nos ficou no pensamento.
Para fechar, além do café, aguarda-nos um moscatel de Setúbal. Entenda-o como aperitivo para um passeio à beira Sado ou uma subida à Arrábida depois do almoço.