As que envolvem o Day Off Hostel, na Rua Arronches Junqueiro, seriam, de certeza, umas fala-barato. É que aqui já funcionou a redação de “O Setubalense”, o primeiro jornal editado na cidade de Setúbal e um dos mais antigos do país.
O número um saiu para a rua no primeiro dia de julho do ano de 1855 e o jornal ainda hoje se mantém nas bancas, como trissemanário.
Em 2016, foi transformado no Day Off, um hostel com sete quartos, cinco com casa de banho privativa. Todos têm beliche, mas uns são individuais e outros de casal. Há também uma cozinha comum com uma área de jantar, acesso direto a um terraço com mais de 30 metros quadrados e uma vista maravilhosa sobre o Sado e a Arrábida.
Quando os atuais proprietários começaram as obras descobriram que, por trás de paredes de pladur, a traça original estava quase intacta e quiseram devolvê-la à luz do dia com um toque de modernidade.
Num dos corredores, o teto de tijolo foi recuperado ao pormenor. E é precisamente aí que o hostel tem a biblioteca, um espaço de estórias… não deixa de ser curioso que este belo edifício continue a ter tantas para contar!