Os míticos sacos transparentes desta casa com 45 anos de história, situada na travessa do Marquês de Pombal, enchem-se todos os anos, pela Páscoa, de verdadeiras tentações. As amêndoas da casa (32€/kg) eram até agora as rainhas da quadra. Feitas com amêndoa com casca tostada, são caramelizadas e banhadas com chocolate com cacau. Dizemos “eram” porque arriscam-se a ser destronadas pela novidade deste ano: as avelãs (36€/ kg).
Feitas com a mesma receita tradicional das amêndoas da casa, vêm de fininho, como quem não quer a coisa, mas tornam-se um vício em três tempos. O caramelo que envolve a amêndoa dá-lhe um crocante incrível que depois se mistura com o amargo do cacau e o doce do chocolate. Isto numa explosão de sabor com o paladar marcante da avelã em destaque. Meus senhores e minhas senhoras, isto é uma perdição!
Tanto as amêndoas da casa como as avelãs têm um aspeto tosco, irregular, mas são requintadas no sabor. Quando as tiramos do saco, às vezes, vêm coladas umas às outras. Estão mesmo a atentar-nos a gula, mas sabem melhor doseadas e degustadas aos poucos. O seu toque gourmet assim o exige!
A Bambú abriu as portas a 1 de maio de 1974 e desde então reinventa a tradição, com receitas caseiras e cheias de sabor, num negócio familiar. Mário e Lila Armelão são os proprietários desde sempre. Apesar de já terem passado os 60 há uns bons pares de anos não se rendem às contas do calendário e mantêm a garra.
Mário Armelão, Marinho como é conhecido, reconhece que as amêndoas da casa são as mais solicitadas. Têm um sabor que atravessa gerações de famílias e isso não é fácil de conseguir. Mas as avelãs também prometem conquistar os clientes mais exigentes. Umas e outras têm lugar assegurado na nossa mesa de Páscoa!