O chef Nuno Gil andava às voltas com a ideia. Fez experiências, testes e mais testes até chegar a esta pequena maravilha. Conseguir o sabor pretendido, com um equilíbrio perfeito entre o doce e a acidez caraterística desta maçã de Denominação de Origem Protegida, a textura ideal e o melhor formato, não foi fácil.
O pastel nasceu de uma parceria com a produtora de maçã riscadinha Paula Castro e é feito com a fruta desidratada. Desta forma, pode ser produzido durante o ano inteiro, já que fresca a maçã só está disponível entre julho e agosto. “A maçã que surge depois desta altura já é de conservação e eu queria aproveitar as potencialidades que a polpa tem fresca”, conta Nuno Gil ao Inspire Setubal.
Além da riscadinha, a receita leva amêndoa “para ajudar a equilibrar o doce”, açúcar e gema de ovo. Brilhantes e plenos de sabor, estes bolos, húmidos e frescos, lembram os quindins.
Mas há uma história de amor por trás desta receita. É que Nuno Gil dedicou estes miminhos de maçã à esposa que quase todos os dias o espera para jantar. “Digo que estou quase a terminar e chego a casa uma hora depois…”, confidencia o chef que assim faz um sincero e doce pedido desculpas à amada.
Quem o conhece sabe que não é por mal, mas perde-se a estudar os ingredientes, a aprofundar as técnicas. “A região é muito rica, tem uma grande quantidade de produtos, o que é preciso é um bocadinho de imaginação para os reinventar”, defende o doceiro que ultimamente se tem debruçado sobre a arte chocolateira. “Há muitos projetos na gaveta, alguns vão sair em breve”, desvenda.
Os Miminhos de Maçã Riscadinha custam 1.30€ e estão à venda na Casa Mãe da Rota de Vinhos, na petisqueira Sem Horas e no Retiro Azul. Na Casa das Tortas em Azeitão pode também provar este doce na versão tarte.
Se foi para isto, chef Gil, abençoados atrasos (a esposa que nos perdoe)!