Alguns restaurantes em Setúbal já servem batata doce como acompanhamento do peixe fresco assado, mas este tubérculo também vai bem com pratos de carne. Dá um sabor incrível a sopas e até a bolos. Não acredita? Experimente o pastel de choco, uma criação do chef Nuno Gil que usa em exclusivo este produto da região.
Além de deliciosa é boa para a saúde! Ajuda a controlar a diabetes, é rica em antioxidantes, vitaminas, fibras, betacaroteno e manganês. Tem propriedades anti-inflamatórias e previne o aparecimento de artrites.
Parece perfeita, não é? Mas cuidado. Como tudo, não deve ser consumida em excesso e se optar por consumi-la frita está a potenciar a gordura. Uma batata doce média (100 gramas) tem 143 calorias o que é relativamente pouco tendo em conta todos os benefícios.
Experimente-a cortada em gomos, com a pele, assada no forno regada com um fio de azeite, um pouco de sal e ervas. E porque não usá-la para fazer puré ou, se estiver com pressa, cozinhá-la no microondas?
Pode encontrá-la o ano inteiro no Mercado do Livramento a cerca de 1,20€ o quilo. Não se esqueça de a acrescentar à próxima lista de compras!