parallax background

Salmonete
Ouro no prato

5th November 2018
Pedro Narra Estuario
Pedro Narra lança novo livro
2nd November 2018
Pao da Lagoinha Featured
Pão da Lagoinha tradição em forno de lenha
6th November 2018
Publicidade
Vertigem MREC #1
 

Já reparou que o salmonete anda a espalhar magia nos restaurantes da cidade?


Setúbal dedica-lhe um festival inteiro, para aproveitar até 11 de novembro, e este peixe de ouro rosa não se fez rogado.

Preparado com ou sem molho de fígado, uma tradição setubalense herdada dos romanos, ou em sugestões mais arrojadas e inovadoras está em destaque na ementa de 32 restaurantes que aderiram ao Festival do Salmonete.

Chamam-lhe o “ouro vermelho do Sado” e não é por acaso. Pequeno, saboroso, avermelhado, ganha um tom único depois de cozinhado. E o sabor… requintado e intenso, é simplesmente delicioso. De pequenas dimensões, tem uma textura firme embora seja macio. O salmonete tem conquistado os chefs e os palatos mais exigentes, quer pelo gosto ímpar, quer pelo colorido que acrescenta aos pratos.

Se adora salmonete ou quer conhecer melhor este peixe tão típico de Setúbal, tem mesmo de se inscrever na degustação comentada por Luís Cruz, do restaurante Casa do Peixe, que decorre no último dia do festival (11 de novembro), às 18H00.

 

A atividade tem lugar na Casa da Baía e é de participação gratuita, no entanto tem de se inscrever, até ao dia 8, através do telefone (265 545 010) ou por email (turismo.setubal@mun-setubal.pt). É um domingo e não paga nada, por isso esta é mesmo uma oportunidade que não deve perder!

O Festival do Salmonete faz parte de um ciclo de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal – Terra de Peixe, e conta com os apoios da Docapesca, da Makro e da Lallemand. Pretende divulgar sabores e tradições da cozinha local e, em simultâneo, estimular a restauração a promover o concelho enquanto destino turístico de excelência. E excelência aqui não falta. Afinal ter ouro no prato e saboreá-lo de faca e garfo não é para todos.

Aproveite a diversidade de receitas do festival e conte-nos qual é a sua preferida!